2.12.20

RESENHA: FAZENDO MEU FILME - A ESTREIA DE FANI | PAULA PIMENTA

A resenha de hoje é especial porque vou resenhar o meu primeiro livro favoritado nesse ano caótico (fui um fracasso nas leituras em 2020). Como já mencionei em algumas postagens anteriores, tive dificuldade em me concentrar nas leituras com a pandemia, algo que imaginei que fosse me impulsionar a ler mais pela disponibilidade de tempo. Mas isso não ocorreu. Por isso que quando decidi ler Fazendo meu filme, fiquei impressionada com a fluidez da leitura e como esse livro me deixou felizinha depois de lê-lo.

No livro Fazendo meu filme somos apresentados à adolescente Fani, uma menina doce e sonhadora que é apaixonada por filmes e tudo o que envolve cinema. A Fani leva uma rotina comum, com a sua família, a escola, suas amizades. Ela vai à festinhas e ao shopping no final de semana com as amigas, conversa no MSN. Mas tudo na vida da Fani parece mudar quando aparece a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em um outro país. A partir daí, tudo parece girar em torno da tão falada viagem e muitas descobertas que a nossa protagonista nem imaginava vão surgir.

Eu quase nunca leio nacionais, o que é lamentável porque temos histórias maravilhosas para conhecer escritas pelos nossos talentosíssimos escritores brasileiros. Eu não esperava gostar tanto de Fazendo meu filme quando o escolhi  para ler, foi uma grata surpresa. A princípio, a premissa não parece tão inovadora, você imagina já ter visto algo assim em algum lugar. Mas o livro é tão gostosinho! Você simplesmente mal vê as páginas fluírem, quando percebi já estava terminando e ansiando para ler mais e descobrir o que a nossa Fani enfrentará.

A maneira simples da autora de contar as histórias da vida da nossa protagonista me cativou. No verso do livro, tem uma frase que diz que nós passamos a nossa adolescência acompanhada de filmes que mostram o cotidiano das meninas estadunidenses. Por isso quando a gente lê um livro que se passa aqui no Brasil, com referências culturais que nós conhecemos bem, tem um gostinho diferente, gostinho de casa. E foi por isso que gostei tanto de Fazendo meu filme.

Os personagens são tão cativantes. A Fani é engraçada, às vezes um pouco tímida, mas tem uma certa doçura e inocência que me fizeram adorar ela. As amigas dela, Natália e Gabi, também são ótimas assim como o Leo, eles parecem tão reais que podem simplesmente parecer aquela sua turminha que você andava na hora do recreio.

O livro também é recheado de referências a vários filmes que nós conhecemos, no começo de cada capítulo tem a citação de um filme que TEM TUDO A VER com o que vai acontecer no capítulo. Nós temos clássicos citados como As Patricinhas de Beverly Hills, Diário da Princesa,  Brilho Eterno de Uma mente sem Lembranças e muitos outros que com certeza já assistimos ou ouvimos falar. 

Por todos esses motivos e muitos outros Fazendo meu filme se tornou meu livro favorito do ano e talvez até da vida, por me proporcionar uma leitura tão sensacional que há muito tempo eu não experimentava e, muito provavelmente, se tornou o ponto principal para que eu comece a ler mais nacionais. Fica aqui a minha recomendação de um livro adolescente leve, para rir, descontrair e passar um bom momento relembrando sua adolescência e momentos felizinhos que aquecem o coração.


Classificação:

⭐⭐⭐⭐⭐ ❤️

Favorito!

 

Saiba mais:

Autora: Paula Pimenta

Editora: Gutemberg

Idioma: Português

Ano de publicação: 2008

Páginas: 336



13 comentários:

  1. Não conhecia o livro, admito! Mas a capa é uma liinda, adoro esse tom de rosa!

    ResponderExcluir
  2. OIe Maria!

    EU ADOREI ter visto as referentes e nao da vontade de ver todos os filmes de novo? É TÃO AMORZINHO!
    pra mim só falta ler o quarto, que eu tenho aqui, mas queria muito terminar!!!!

    Adorei o livro também
    um amorzinho

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    É uma coleção de livros maravilhosa, uma amiga já leu algumas vezes e sempre fala para eu ler, ainda não li mas, em breve pretendo comprar toda a coleção.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Por acaso não conhecíamos
    Beijinhos :) , https://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderExcluir
  5. Assumo que não curto o gênero, mas parece mesmo tão bacana, que fiquei a fim de conferir!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Ai miga, eu também não consegui ler muito em 2020 não, viu? Esse ano foi bem complicado - no mundo inteiro né. Eu já tinha visto esse livro em sites como Submarino e Saraiva mas nunca tivesse interesse até então. Sua resenha me despertou uma pontinha de curiosidade, sabia? rs

    Você já leu o livro De volta aos quinze? É nacional e é muito bom também ♥

    Its Lizzie

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, a minha filha mais velha leu esse livro e gostou muito. Foi muito bom relembrar dele aqui no seu post.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  8. Tenho certeza que me apaixonaria por esse livro, mas ao mesmo tempo tenho preguiça de começar (vai entender kkkkk), acho que é pelo motivo de ser uma serie. Amei a sua resenha e tenho saudade de ler livros que deixam um quentinho no coração <3
    Beijoss, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Nunca li nada da Paula Pimenta mas tenho muita vontade pelo elogios que leio. Aliás, adoro esses livros mais juvenis para distrair. Gostei muito da sua resenha, deu até uma saudade da época do MSN haha.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  10. menina, sempre fui doida pra ler esse livro e simplesmente não sei porque eu nunca li kkkk sem post me lembrou dele e já estou procurando o e-book pro kindle!

    abraços!

    Mulher Conectada

    ResponderExcluir
  11. Oie, volta logo para o blog!haha' 2020 também foi uma loucura para mim em relação às leituras, li muito, li pouco, enrolei um bocado e estou terminando 3 livros neste mês- assim espero. Já tem tantos anos que li Fazendo Meu Filme! Acho que até ajudou a moldar um pouco dos meus sonhos haha' Lembro que era um livro delicioso assim como vc descreveu. Eu só fico pensando que o tempo não brinca... MSN, né? haha


    Beijos *3*
    Nostalgia Barbie

    ResponderExcluir
  12. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Maria,
    passei por aqui para saber se tinha novidades.
    Um 2021 maravilhoso para você.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir

Oii! Seja bem-vindo ao meu blog, fico feliz que vai comentar!! Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita e se estiver seguindo avise para que eu possa seguir também.
Um beijo