28.3.20

NÃO COMPRAR EM MARCAS FAMOSAS?


É raro encontrar uma pessoa que não goste de aproveitar uma boa tarde fazendo compras. Aproveitar as promoções, se esbanjar e comprar aqueles itens que estavam na sua wishlist há séculos, escolher uma peça de roupa ou de papelaria que você sempre quis. A sensação é ótima e poder usar aqueles itens que estávamos desejando há muito tempo é tão maravilhoso quanto. Há algumas postagens, eu comentei que a personagem Phoebe Buffay, da sitcom americana Friends, não comprava em marcas famosas, optando por bazar e mercados de pulgas. A partir disso surgiu a ideia de fazer essa publicação com o seguinte questionamento: por que não comprar em marcas famosas? 
 
A ideia dessa postagem é refletir e debater. Opiniões de todos os tipos são sempre bem-vindas desde que o respeito seja mantido. 
 
Alguns motivos a considerar sobre essa problemática seriam:

Mão de obra: todos os anos somos contemplados com coleções e mais coleções de roupas lindas e maravilhosas. A princípio, parecem inacessíveis para nós. Mas certas empresas convertem as modas das passarelas para lojas pertinho da gente por um precinho camarada. Porém, como essas empresas conseguem trazer peças tão caras por um preço tão acessível? 
Em países onde as leis trabalhistas são praticamente inexistentes, grande maioria no continente asiático, empresas veem em seus territórios muito potencial para produção. Nesses locais, os trabalhadores levam jornadas de trabalho que excedem o normal para ganhar míseros centavos. As mulheres trabalham grávidas, há crianças e idosos também. Eles não têm direito a muitas coisas essenciais como férias, final de semana e outros.
 
 
Meio ambiente: essas peças produzidas tem uma qualidade muito inferior e logo vão se desgastando, rasgando e ficando velhas. O que você faz? Joga fora! Mas acontece que você não vai fazer evaporar, essa peça vai continuar no meio ambiente por muitos e muitos anos. 
O poliéster, por exemplo, não só demora 400 anos para se decompor como também libera microplásticos em cada lavagem, ocasionando a contaminação da água. Muitos animais acabam comendo esses microplásticos, comprometendo toda a cadeia alimentar. 
Por isso, antes de pensar em comprar 10 pares de calça por um preço tentador, prefira investir em uma, duas calças de qualidade e durabilidade, mesmo que você pague um pouco mais caro. Assim não só você terá uma peça com boa qualidade como também ajudará o meio ambiente.

Energia e produtos químicos: o processo de fabricação de uma roupa engloba muitas coisas. Desde a plantação do algodão, por exemplo, até a confecção e distribuição.  É preciso bastante energia para transportar os materiais até as fábricas, até os distribuidores e finalmente aos consumidores. E ainda mais com a lavagem, costura, tingimento e vários outros processos na criação da peça.

Gasto de água: a água é altamente consumida em todos os níveis de fabricação de roupas e afins. 20 mil litros de água são utilizados no plantio do algodão. O processamento e o tingimento do mesmo exigem 150 e 180 litros por quilo, respectivamente. Sem contar que também é necessário água para gerar a energia para a produção das peças.
 
 
Os pontos que eu mencionei aqui se referem à roupas e afins. Na série, a Phoebe se revolta quando a Rachel compra em uma marca famosíssima de móveis (temporada 6, episódio 11), cuja produção também deve demandar uma esmagadora quantidade de materiais e afins. 
O que vocês pensam sobre esse assunto? Discordam ou concordam? Sintam-se à vontade para expor suas opiniões. Toda essa postagem foi elaborada por meio de muita pesquisa e dedicação, abaixo estão os links utilizados para que vocês, se quiserem, possam conferir na íntegra as informações.
 

48 comentários:

  1. Oi Maria,
    Acho que marca não é sinônimo de qualidade. Muitas vezes, é apenas ostentação e isso é em relação a tudo, viu? Quer um exemplo básico? Olha os ovos de Páscoa chegando aí e veja os preços de marcas famosas que são finos e simples enquanto os recheados de autônomos são muiiiiiiiito mais gostosos.
    Marca, muitas vezes, é apenas para auto-afirmação social.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ale,
      Concordo com você, marca não garante qualidade sempre. Eu prefiro muito mais comprar ovos de páscoa de autônomos. Em meio a uma crise dessas que estamos passando, Nestle e outras podem se recuperar. Mas como ficam essas pessoas autônomas? Tem muito o que se pensar.
      Beijos

      Excluir
    2. Com certeza, sem contar no capricho! Geralmente, autônomos fazem com mais carinho e dedicação. Vamos ajudar nossos pequenos empreendedores nessa crise!!!
      beijo
      http://estante-da-ale.blogspot.com/

      Excluir
  2. Oii, tudo bem?
    Achei muito interessante a sua postagem, pois nos alerta para vários erros que estamos cometendo com relação ao planeta que vivemos. Tudo está tão interligado e um pouco de desinformação é capaz de nos comprometer. Não fazia ideia dessa questão do poliéster e que o algodão utilizava tanta água em sua produção.
    Eu não tenho muito o costume de comprar em marcas famosas e depois dessa sua postagem vou tomar ainda mais cuidado com o que consumo.
    Kisses

    https://blog-sweetmagic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Honey, tudo ótimo e com você?
      Fico feliz que a minha postagem fez você refletir, afinal, era esse o propósito. Eu também fiquei espantada quando vi esses números e precisei comentar na postagem.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  3. Eu acho esse assunto muito válido, ainda mais hoje em dia, quando as informações são bem mais acessíveis. Parar de frequentar as lojas eu nunca parei, mas sabe quando você fica lá namorando aquela peça um tempão e depois desiste e vai embora? Estou assim de uns tempos para cá, mesmo que não compre em lojas de marcas famosas, até pq minha verba não me permite isso. Estou em transição de estilo, isso vem atrelado a peças novas, mas como também estou buscando o minimalismo, estou tentando aproveitar as peças que tenho em casa, para saber se de fato eu tenho que comprar outras roupas com tanta urgência. Fora que estou acompanhando vários canais de moda, para me inteirar mais sobre o armário cápsula e ver onde me encaixo. É bem isso o que você falou, melhor pagar mais caro numa calça que te serve eternamente e dá para aproveitar em diversos looks, do que comprar mil calças que valem nada.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. É uma publicação interessante que trata temas muito importantes!
    Beijinho ;*

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Ana Catarina, sempre é bom repensar a maneira como consumimos.
      Beijos

      Excluir
  5. Acho que sempre que temos a opção de ajudar o meio ambiente para melhor, devemos escolhê-la. Eu, por exemplo, optei por não consumir produtos de origem animal. É sempre bom conhecer mais de onde vem os produtos que consumimos para escolhermos com consciência. Gostei muito do post. <3

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tive vontade de não consumir produtos de origem animal, mas quando tiver minha casa própria vou conseguir isso. Sim, por isso devemos pesquisar um pouco antes de comprarmos algo. Fico feliz que gostou da postagem ^^

      Excluir
  6. Eu acho importante a gente repensar o consumo e tudo mais, para tentarmos evitar comprar coisas que maltratem o meio ambiente ou produtos provenientes de trabalho escravo. Porém, isso não é possível para todas as pessoas. Eu mesma, consumo roupas e produtos de um meio-termo entre o barato e caro. É uma discussão interessante, mas pensando no geral é bem difícil, teria que mudar muitas coisas na sociedade para todos poderem ter um poder de compra que desse para consumir produtos de boa qualidade e sem ser de trabalho escravo.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, muita coisa precisaria ser mudada para que todos pudessem ter acesso a mesma mercadoria de qualidade. Mas por isso existem bazar e brechós, eles apesar de serem subestimados, podem conter peças valiosas e com qualidade excelente. Existem inúmeros benefícios em comprar em bazar e afins.
      Beijos

      Excluir
  7. That is an interesting post.
    We should know how these brands operate
    and if they contribute to the dangers of
    the environment and economy.

    Stay Safe ♥

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, we must always look for sustainable brands that appeal to environmental and animal causes, free from cruelty.
      Kisses and stay safe

      Excluir
  8. Bem, esse é um assunto verdadeiro. Existe roupas de excelente qualidade em brechós e as vezes compramos muitas roupas apenas para deixar no guarda roupa, é um assunto a se pensar e se conscientizar.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não vale a pena comprar apenas pelo ter e deixar a peça empoeirando no guarda-roupas. O mais sensato é comprar apenas o que realmente vamos usar.
      Beijos

      Excluir
  9. super legal esse post, tenho tentado cada vez mais ter um consumo mais consciente e comprar de pequenos produtores

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou o post legal Lívia, também tenho tentado fazer o mesmo que você.
      Beijos

      Excluir
  10. Eu antigamente amava comprar peça baratinha eu ia nesses feirões, aqui no Rio tem o feirão da moda, aí eu comprava várias peças porque fazia faculdade era "sem condição" pagar a faculdade e pagar "caro" em peças de lojas com peças boas. Depois que as roupas passavam a ficar poidas eu ficava super chateada, depois que fui estudando moda e melhorando no blog e no instagram que passei a ver esse lado que colocou no post.
    Realmente é bem melhor juntar dinheiro e investir em uma peça boa que vai dar pra usar bastante do que em várias baratinhas que não ajudam o meio ambiente.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
  11. Nossaaaaa, amei seu post! Você parece ser uma pessoa super consciente! Ano passado me deparei com essas informações e acabei optando por diminuir em um nível enorme nessas lojas de departamento famosas, já que, não custa nada tentar fazer nossa parte, né? Creio que brechós são uma boa opção pra todo mundo, pena que tem muito preconceito em volta, sabe? Mas acho incrível, já que o preço é acessível e tem umas peças super vintages. Parabéns pela dedicação de ter feito a pesquisa! (Amei ter citado Friends haha) Beijoo!

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre tento consumir de forms consciente, comprando sempre coisas que vão durar e só quando preciso mesmo para evitar contribuir nessa indústria. Mas ainda é bem complicado a questão de fast fashion já que é a forma mais fácil.
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, fast fashion ainda é a maneira mais fácil de comprar e também estamos cercados por várias delas, mas pensar bem antes de comprar e optar por produtos melhores ainda que mais caros e/ou brechós e bazares são a melhor opção no momento ^^

      Excluir
  13. Olá,

    Achei bem interessante o assunto do post. Eu adoro visitar brechós para ver peças, pois sempre encontramos algo de interessante por lá, além do consumo ser mais consciente.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jessica
      Eu gosto muito de visitar brechós, dá pra achar muita coisa boa por lá.
      Beijos

      Excluir
  14. O importante é consumir de forma consciente. Muitas dessas lojas por mais que sejam famosas não trazem produtos de qualidade e usam trabalho escravo o que eu abomino.
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é muito importante consumir conscientemente. Temos que evitar ao máximo comprar nessas marcas que utilizam do trabalho escravo e prejudicam o meio ambiente e maltratam os animais.

      Excluir
  15. Amei demais esse post, é muito importante abordar esse assunto, e mais ainda é consumir de forma consciente. Não tenho comprado roupas, recebo algumas por conta do trabalho do blog e sempre que preciso vou em brechos, as roupas que mais gosto, são as que comprei em brechós, rs. A gente encontra muita coisa incrível lá, comprei uma vez em um brechó online uma jaqueta jeans, tenho até hoje e ela está novinha. ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da minha postagem Kaila ^^ Eu amo comprar em brechó, podemos encontrar preciosidades por lá não é? Algumas pessoas se desfazem de roupas maravilhosas e com uma qualidade que faz a peça ter uma durabilidade incrível, como a sua jaqueta. Acho isso ótimo!
      Beijos

      Excluir
  16. OI Maria, um ótimo post. O consumo consciente e sustentável e ético é cada vez mais necessário.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
  17. eu já fiz compras não maduras, mas mudei o meu comportamento. Hoje em dia, priorizo a qualidade da peça e quantas vezes vou usá-la com outras do armário, assim aproveito a peça de várias maneiras.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, muitas pessoas realmente deveriam priorizar pela qualidade, não por marca ou quantidade. Adorei seu comentário!
      Beijos

      Excluir
  18. Tento consumir de forma consciente e sempre que possível evito comprar roupas que foram feitas em países onde é provável que mão de obra semi escrava foi usada.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tento consumir de forma consciente. É importantíssimo evitar comprarmos produtos oriundos de trabalhos análogos à escravidão.
      Beijos

      Excluir
  19. Importantíssimas as informações que foram passadas aqui. Quando a gente pensa no valor final do produto, não temos o hábito de pensar o porquê do valor. Teu post clareou muita coisa na minha cabeça. Obrigada.

    https://bloggabicavalcanti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas partes da produção das peças que usamos escondem um lado não muito legal e sempre temos que conversar sobre isso, pois nada adianta comprar uma peça por um preço bacana quando pessoas sofrem muito por trás disso. Fico feliz que meu post te ajudou de alguma forma.
      Beijos

      Excluir
  20. Muito bacana essas informações passadas, bem claras e que ajuda demais a gente repensar na nossa forma de consumo.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Juliana, tentei ao máximo deixar tudo bem explicado ^^
      Beijos

      Excluir
  21. Pesquisa incrível. A consciência ambiental deve vir antes de qualquer coisa. Eu só tenho roupas que realmente necessito.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante optarmos por manter apenas aquilo que usamos e doarmos o que não nos fará falta. Obrigada pelo comentário.
      Boa semana para você ^^

      Excluir
  22. Eu concordo com suas palavras. Eu prefiro investir num pequeno produtor, que não prejudica meio ambiente e os animais e ainda respeita as leis. Sem contar que marca não quer dizer qualidade, né?

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, marca não quer dizer qualidade. É sempre bom apoiarmos pequenos produtores, principalmente em tempos de crise. Não só reforça nosso pensamento ecológico como também a solidariedade. Adorei que você mencionou os animais também. Sempre penso neles.

      Excluir
  23. Nossa seu post é muito importante!! Melhor investir em um produto mais barato do que comprar algo caro só por status e ser muito além do que pensamos adorei!! Me fez abrir os olhos... Ótimo post ! Sou nova por aqui, ganhou mais uma seguidora beijos se puder retribuir!

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que considere meu post importante Mari. Também fico feliz que ele te fez abrir os olhos, porque é muito importante sermos conscientes com relação ao nosso consumo.
      Vou retribuir sim, obrigada pelo carinho ;)
      Beijos

      Excluir
  24. Sempre fui chegada a brechó, dá até para perceber pelo nome do meu blog. Sou super a favor de desapegos. Achei bem interessante o seu post e sim, concordo e gostei de ver o seu ponto de vista.
    BjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  25. Oi, Maria

    Eu ia comentar mais ou menos o que a Alê comentou no primeiro comentário. As pessoas na maioria das vezes compram a marca e não a roupa. O lance é ostentar, é mostrar, e ninguém se importa sobre o que está por trás daquilo. Fora o fato da indústria têxtil ser altamente poluente! Fico só observando a hipocrisia de modelos ativistas que fazem fortuna com a indústria e depois pagam de amigas da natureza. Enfim...

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  26. Consumo consciente é importante neste momento! Sua abordagem sobre assunto é super interessante.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  27. Eu estou evitando ao máximo as lojas de departamentos e as lojas que sei que a qualidade do material é inferior. Sei que o meio ambiente pede socorro, e é essa uma das pautas que vai crescer e muito ainda no mundo da moda e já estou acompanhando de perto. Estou seguindo o blog e amei esse post. Necessário demais.
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir

Oii! Seja bem-vindo ao meu blog, fico feliz que vai comentar!! Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita e se estiver seguindo avise para que eu possa seguir também.
Um beijo