11.3.20

VOCÊ SE SENTE BEM CONSIGO MESMA?

Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

Cânticos 4:7

Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.

Cânticos 4:7
A autoestima é a opinião, o julgamento positivo ou negativo que uma pessoa tem de si mesma. A autoestima é imprescindível para o bem estar psicológico e físico de qualquer indivíduo, já que a mesma se manifesta na vida da pessoa em vários aspectos, desde relacionamentos até o seu individual.
Engana-se quem pensa que a autoestima limita-se apenas à aparência. Muitas vezes a autoestima baixa está intrinsecamente ligada à competência, sucesso, sentir-se suficiente, sentir-se importante. Sentir que estamos sendo necessários e especiais. 
Vivemos em uma sociedade que nos diz o tempo inteiro para sermos perfeitos e intocáveis. Para nos encaixarmos em um determinado regra ou modelo. Somos bombardeados por informações e dicas para nos moldarmos e sucumbirmos à perfeição. Todos esses anos, as pessoas foram se convencendo de que elas não estavam à altura daquilo que seria aceitável aos olhos de outras pessoas e isso foi afetando cada vez mais a maioria dos indivíduos. 
Eu nem sempre tive as minhas inseguranças. Começou quando entrei na adolescência e via todas as minhas amigas usando biquíni e roupinhas mais justas e eu não me sentia bem em usar roupas semelhantes porque meu busto sempre me incomodou por ser "grande demais" para uma garota tão pequena, eu estava sempre cansada das comparações que eu mesma fazia e do que as outras pessoas também me diziam - como se eu não tivesse um espelho em casa ou não tivesse noção do meu próprio corpo.
Aconteceram coisas no meu ensino médio que pioraram ainda mais a minha autoestima com relação à isso. Quem disse qual o tamanho de busto ideal? Por que a hora de escolher um biquíni ou uma roupa tem que ser uma tortura tão grande? Quando um momento simples de lazer em uma piscina ou uma praia virou um tribunal sobre a aparência dos outros?
Minha mãe sempre me apoiou muito e me ajudou a entender que isso não precisa ser um empecilho na minha vida e que isso me prive de viver as coisas por ter medo do que as pessoas vão olhar e pensar. Elas que pensem o que quiserem.
Comentários maldosos e olhares tortos vão sempre existir, mas não podemos deixar que isso pese sobre nós e que isso afete o julgamento que temos sobre quem somos, nos limitando de um dos maiores amores que devemos ter: o amor por nós mesmos.
Agora eu pergunto para você: você se sente bem consigo mesmo?

40 comentários:

  1. nem sempre, mas no geral sim :)
    confesso que tem dias que olho no espelho e não gosto do que vejo, mas tento dar a volta por cima!
    beijinho

    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom darmos da volta por cima Helena ♥
      Beijão

      Excluir
  2. Loving who you are is the first step towards a successful life. I like the way you express your thoughts! I loved the text!
    Kisses and success

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Autoestima é tão complicado, tem dias que me acho linda e dias que me acho horrível. Mas a cada dia aprendo a lidar melhor com essas questões.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do texto Thais. É realmente uma questão complicada, mas é algo que deve ser trabalhado pouco a pouco em nós!
      Beijoss

      Excluir
  4. Eu sempre me pego sendo exigente demais comigo mesma, isso acaba com a minha autoestima. Percebi que quem estava me prejudicando não era o julgamento dos outros sobre a minha pessoa/aparência, mas sim o meu próprio julgamento
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes cobramos tanto e nem percebemos que nós também podemos prejudicar nossa própria pessoa!

      Excluir
  5. Olá
    Tudo bem?
    Conhecendo seu blog agora, lindo conteúdo amei!
    Postagem mais linda, falar sobre autoestima e fundamental e sempre.
    Parabéns!
    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kah, tudo e com você?
      Muito obrigada pelo carinho, fico feliz que tenha amado. Realmente, é importantíssimo falar sobre autoestima.
      Beijos

      Excluir
  6. Eu me cobro demais, existem momentos que estou bem e outros nem tanto.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me sinto assim em certos momentos e costumo me cobrar muito, mas cabe a nós mesmos repensar como estamos nos tratando e melhorar esse aspecto.
      Beijos Lulu

      Excluir
  7. Não me sinto 100% bem comigo mesma, mas eu tento e me esforço para deixar a auto estima ok. As vezes tô super feliz com a aparência, mas não muito com os meus atos. As vezes o contrário também acontece. Mas tento gostar e aceitar o corpo que eu tenho <3
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos mesmo que nos esforçar para deixarmos a autoestima legal. Eu estou nesse processo de aceitar meu corpo do jeito que ele é e às vezes também fico descontente com meus atos.
      Beijos

      Excluir
  8. Que poste maravilhoso.
    Ótima reflexão!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amor próprio é o que há. A partir do momento em que passamos a ignorar os comentários/críticas tudo fu melhor!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignorar os comentários que nos deixam para baixo é essencial para desfrutarmos melhor das coisas.
      Beijos

      Excluir
  10. É tão importante cultivar o amor próprio né?!
    É essencial.Eu me sinto bem, antigamente eu me preocupava demais com aparência, peso e isso só me fazia mal.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É imprescindível cultivarmos o amor próprio, evitamos muitas coisas ruins na nossa vida com isso!
      Que bom Pam, estou tentando me despreocupar com relação a essas coisas também.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá Maria tudo bem?
    Que texto incrível.
    E necessário. Todos deveriam ler.
    É mesmo complexo e como você disse não diz respeito só a aparência física.
    Confesso que às vezes tiro de letra, outras vezes me cobro bastante.
    Especialmente porque é muito difícil dar conta de trabalhar, estudar e cuidar da casa. Muitas vezes penso que poderia tirar uma nota maior nas provas, ter estudado mais. Outras acho que a casa está bagunçada.
    Massssss cada vez mais acredito que o que é importante para um pode não significar nada pra outra pessoa.
    Então autoestima é algo que devemos cultivar como uma plantinha, amizade ou amor, com cuidado, carinho e sempre.
    Não dar importância aos comentários maldosos que não acrescentam nada e ter em mente que perfeição não existe.
    Desculpa o comentário grandão 😉😉
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luli, tudo e com você?
      Fico feliz que pense isso do meu texto, escrevi com muito carinho. Eu penso assim como você, sempre penso que poderia ter me aplicado mais para uma prova ou ter arrumado a casa melhor.
      Assim como cuidamos das pessoas que gostamos, devemos cuidar de nós mesmos, porque somos importantes e devemos nos amar!
      Realmente, a perfeição não existe e tentar alcança-la só leva a frustrações e ignorar coisas ruins é essencial.
      Eu amo comentários grandes hahah
      Beijão, obrigada pelo comentário <333

      Excluir
  12. Complicado esse assunto né?
    Eu mesma tenha uma péssima autoestima, e a minha é em à "competência, sucesso, sentir-se suficiente, sentir-se importante..."
    Tenho muita dificuldade em ver meu valor, sempre acabo me comparando as outras pessoas. Mas também sei que isso é um processo diário e longo, então tento melhorar todo dia.
    Ótimo post! ♥

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Valéria, é um processo longo, diário e que exige esforço, mas vale a pena reconhecer nosso valor a nossa importância. É muito importante isso.
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  13. Tem dia que não me aguento, mas 90% até que me sinto bem comigo mesma. Acho que todo mundo tem um dia de bad.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, todos temos dias ruins e tá tudo bem, né? Ninguém é obrigado a estar bem o tempo todo e entender isso é crucial.
      Beijos

      Excluir
  14. Amei o texto.
    Que reflexão, simplismente amei.
    Seguindo!
    Beijos lindona

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que amou o texto Mary! Obrigada pelo comentário, também estou te seguindo!
      Beijos

      Excluir
  15. I have to thank my parents
    for my positive self-image
    and really good self-esteem.
    Most of time I really feel good about myself.

    Ann
    https://roomsofinspiration.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. adorei esse post, mts vezes nos cobramos demais e nao nos damos valor, temos mesmo que nos amar e colocar a nós mesmas em primeiro lugar

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lívia, concordo com você! Fico feliz que tenha adorado o post.
      Beijos

      Excluir
  17. Muito bom o post.
    As vezes não me sinto 100% bem, mas tento fazer com que isso não se transforme num problema muito grande na minha vida.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana! Eu também estou tentando evitar que as coisas que não gosto em mim se transformem em um monstro de sete cabeças. Você está certíssima!
      Beijos

      Excluir
  18. Que texto incrível, passei por um processo intenso de aceitação, e hoje, mesmo querendo mudar algumas coisas: como meu estilo de vida, fazer mais exercícios, para cuidar melhor do meu corpo e melhorar o que não gosto tanto, eu me amo na minha pele, sabe? ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário amor Kaila! Também estou tentando me amar mais, apesar de ser difícil e sempre achar algo que quero mudar. Fico feliz por você, é ótimo ler coisas assim ♥

      Excluir
  19. Oi Maria, na maioria das vezes me sinto bem comigo mesma. Com uma coisa ou outra que quero sempre melhorar, mas isso faz parte. Algumas vezes aparecem coisinhas ou outras que me incomodam, mas não chegam a ser algo que me afetam de forma que me atrapalhem.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Chris, é ótimo não deixarmos que essas coisinhas subam a nossa cabeça e atrapalhem a nossa vida. Fico feliz em ler isso, você está certíssima!
      Grande beijo ♥

      Excluir
  20. Que texto!!

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oii! Seja bem-vindo ao meu blog, fico feliz que vai comentar!! Deixe seu link para que eu possa retribuir a visita e se estiver seguindo avise para que eu possa seguir também.
Um beijo